terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pesquisa primária - principais resultados

Definição do problema:
O mercado de pick up tem baixa penetração no mercado (fonte: Ipsos Marplan). Além disso, a concorrência vem se destacando.
A Saveiro tem sido caracterizada como um automóvel tradicional, o que pode ocasionar a diminuição da preferência, pois ser tradicional não é um atributo positivo quando comparado aos demais atributos como, modernidade e design.
Para podermos entender melhor sobre o mercado de pick-ups, desenvolvemos uma pesquisa primária com o objetivo principal de avaliar a imagem que os entrevistados têm de cada modelo.
Para tanto, foram entrevistados 110 pessoas (homens acima de 18 anos, classes A, B e C, possidores e não possuidores de pick-up leve) através de pesquisa qualitativa.
A pesquisa foi feita em comunidades do Orkut relacionadas ao tema, tendo, por consequência, uma abrangência nacional.
Através dos resultados, percebe-se que os consumidores não estão deixando de levar em consideração os atributos racionais do carro, como valor do seguro, durabilidade, manutenção, etc., mas também estão buscando veículos que além de proporcionar esses atributos ofereçam algum diferencial ligado a modernidade.
A Montana foi lançada com uma série de atributos que até então não eram exploradas pelas concorrentes, principalmente o design.
A Saveiro ainda não conseguiu proporcionar um diferencial para os consumidores. Ela é vista como tradicional e competente, mas se limitou a esses atributos no momento em que os consumidores têm demonstrado interesse em sofisticação.
Percebe-se que as pick-ups possuem, basicamente, imagem de marca semelhante à de suas montadoras.
A Saveiro está muito bem posicionada em relação aos benefícios centrais, como reflexo da marca Volkswagen. Porém existe a necessidade de destacar outros benefícios para tentar alavancar as vendas, revertendo o cenário atual do mercado de pick-ups.

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