quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Lutamos e suamos muito, mas tudo valeu a pena.


Esta é a Full House, que já foi GYTD e Também GYT, um grupo acadêmico que cada indivíduo vem dando o seu máximo para construir um trabalho perfeito. Todos os integrantes são pessoas únicas que tenho certeza que não vão esquecer desses anos juntos.
Vamos começar falando da Giselle Santiago:

Essa moça tem horas que não tem muita paciência, mas tem horas que é um flor de pessoa. Na maior parte do tempo, ela conduzia o grupo, puxava a orelha de quem merecia, e muitas vezes carregava todo o grupo junto. É uma líder nata.

Yara Liberato:


Ao contrario da Giselle, a Yara é sempre uma flor de pessoa. Não importa o quanto estava ruim a situação, ela sempre encarava com otimismo. Nunca perdeu a linha e muitas vezes colocou o trabalho nas costas e subiu o morro sozinha.

Fábio Augusto Polyceno ou DJ SCORPION :




O Fábio é um pesquisador nato. Em todo o trabalho ele buscava e achava qualquer informação que precisávamos. Sempre trazia diversos pontos de vista para o desenvolvimento do TCC e também encontrou e criou soluções para muitos problemas que encontramos ao longo do ano. Além disso tudo, o menino é DJ também e se alguém precisar de uma festa ou uma balada com música de qualidade é só entrar em contato com o Fábio (http://www.djscorpion.com.br/).

Quem quiser curtir o set dele é:

Mixado by DJ Scorp...


Bruno de Oliveira Galdiere:
O Bruno foi uma espécie de “Bom Bril”, mil e uma utilidades. Foi uma peça importantíssima para todas as etapas do trabalho, desde o Brifing até a Criação, e como todo “Bom Bril” o menino ralou bastante.

Tatiana Herculano:

Essa foi a pessoa mais crítica do grupo. Sempre quando todos achavam que estava tudo ok, ela continuava a buscar falhas e melhorias no trabalho, com o intuito de deixar o TCC perfeito.

David Esperidião:
Apesar de encrenqueiro as vezes e um pouco orgulhoso, o David conduziu a Criação do TCC com todo o seu coração, dando vida a muitas idéias. No desenvolvimento das peça, não ficou satisfeito com o primeiro resultado, explorou até que as peças ficassem exatamente como imaginou.

Este é o time que compõe a Full House, uma agência acadêmica, mas que tem muito potencial para se tornar profissional.

Comercial de 60´ e 30´

Após muitas horas de gravação em diversos lugares e de edição, além de algumas discussões internas, nasce o comercial da campanha de reposicionamento da Saveiro.
Fizemos um comercial de 60 segundos e com uma versão de 30 segundos.
No comercial, usamos um personagem que vivencia diversas situações com a Saveiro, pois o objetivo é mostrar que a Saveiro é um carro para todos os momentos e que agüenta qualquer parada.

Comercial 60´:


Comercial 30´:

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ações Para Público Alvo

Hot Site:
-Página para que os visitantes postem vídeos e imagens de situações adversas que tenham vivido com suas Saveiros.



Blog:
- O Blog apresentará o produto e todas as suas vantagens, diferenciais, detalhes internos e externos do carro, entre outros.
- Aproximar os proprietários e admiradores do veículo.
- Divulgar matérias de interesse do target, com o intuito de gerar uma ação de marketing viral.

Revista e Jornal:

(Tema Natureza)

(Tema Urbano)


Outdoor:
(Tema Natureza)

(Tema Urbano)

Full Banner:




Ações Para Público Influenciador

Evento:
Período: Maio/2009
Público-alvo: imprensa – jornalistas dos principais veículos.

Convite para o evento:

(Frente)

(Verso)

Ações Para Público Interno

E-Learning:
Jogo interativo em formato de cartoon para vendedores e gerentes das concessionárias da Volkswagen antes da campanha publicitária entrar na mídia, com o objetivo de:
- Comunicar o reposicionamento da marca;
- Envolvê-los nesse processo;
(Layout do jogo interativo)


Campanha de Incêntivo
Período: 6 meses – de Julho à Dezembro de 2009.




Pesquisa primária - principais resultados

Definição do problema:
O mercado de pick up tem baixa penetração no mercado (fonte: Ipsos Marplan). Além disso, a concorrência vem se destacando.
A Saveiro tem sido caracterizada como um automóvel tradicional, o que pode ocasionar a diminuição da preferência, pois ser tradicional não é um atributo positivo quando comparado aos demais atributos como, modernidade e design.
Para podermos entender melhor sobre o mercado de pick-ups, desenvolvemos uma pesquisa primária com o objetivo principal de avaliar a imagem que os entrevistados têm de cada modelo.
Para tanto, foram entrevistados 110 pessoas (homens acima de 18 anos, classes A, B e C, possidores e não possuidores de pick-up leve) através de pesquisa qualitativa.
A pesquisa foi feita em comunidades do Orkut relacionadas ao tema, tendo, por consequência, uma abrangência nacional.
Através dos resultados, percebe-se que os consumidores não estão deixando de levar em consideração os atributos racionais do carro, como valor do seguro, durabilidade, manutenção, etc., mas também estão buscando veículos que além de proporcionar esses atributos ofereçam algum diferencial ligado a modernidade.
A Montana foi lançada com uma série de atributos que até então não eram exploradas pelas concorrentes, principalmente o design.
A Saveiro ainda não conseguiu proporcionar um diferencial para os consumidores. Ela é vista como tradicional e competente, mas se limitou a esses atributos no momento em que os consumidores têm demonstrado interesse em sofisticação.
Percebe-se que as pick-ups possuem, basicamente, imagem de marca semelhante à de suas montadoras.
A Saveiro está muito bem posicionada em relação aos benefícios centrais, como reflexo da marca Volkswagen. Porém existe a necessidade de destacar outros benefícios para tentar alavancar as vendas, revertendo o cenário atual do mercado de pick-ups.

Análise do mercado - A Volkswagen e a crise econômica

Em meio a um cenário de turbulência, a Volkswagem vem se mostrando resistente e otimista em relação a suas previsões para 2009. Suas metas foram reiteradas após o terceiro trimestre de 2008, período em que seu lucro cresceu em 27%. Isto se deve ai aumento das vendas na China e na Rússia e à aquisição da fabricante de caminhões Scania AB.
Nos primeiros 9 meses de 2008 a VK lucrou 1,49 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão).
Devido a sua forte presença em mercados emergentes como a China, a Russia, Leste Europeu e América do Sul, a companhia conseguiu compensar a queda nas vendas na Europa e na América do Norte.
Através da iniciativa de atuar nos mercados emergentes, a VW se encontra menos suscetível do que os concorrentes a retração das vendas em outras regiões. Foi a única entre as 10 maiores montadoras européias a registrar crescimento nos mercados emergentes no mês de setembro deste ano.

Concorrentes diretos e indiretos

A Saveiro tem como concorrentes diretos:

  • Montana (Chevrolet)




  • Strada (Fiat)


  • Courier (Ford)



e como concorrentes indiretos:


  • Fiorino (Fiat)



  • Kombi (Volkswagen)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Desenvolvimento da imagem "Tema Cidade"

Para o desenvolvimento das imagens do trabalho, foram escolhidos dois temas: Tema Natureza e o Tema Cidade. Neste Post vamos descrever como foi feito o layout da imagem do Tema Cidade.

Logo que surgiu a idéia de trabalhar com os dois temas, nos deparamos com o seguinte problema: não tinhamos imagem da Saveiro na cidade, só foram tiradas fotos na trilha.

Então a primeira ação foi tirar uma foto de algum local que pudesse inserir a mesma imagem que tinhamos da Saveiro na trilha. O local escolhido foi o Viaduto dos Autonomistas em Osasco, SP.

Assista ao vídeo desta façanha:


A imagem escolhida foi:


Como a fotografia não foi tirada com um equipamento profissional e estava a noite, a foto ficou com alguns defeitos, principalmente no asfalto. Para solucionar este problema, foi modelado um asfalto novo em 3D e inserido na fotografia.
Das fotografias da trilha, a melhor imagem da Saveiro em um ângulo que se adaptava na imagem acima foi esta:


Então, depois de muitas horas de trabalho o resultado foi este:

Só que...
A Saveiro com a prancha, nesta imagem, ficava fora de contexto. Após uma busca massante por imagens da Saveiro com a caçamba fechada, encontramos esta. Com mais algumas horas de montagem, foi feita a adaptação.


Então:




Fim.